sexta-feira, 26 de agosto de 2011

8 horas de sono por dia é 'mito', pois depende de pessoa para pessoa

Horas necessárias para dormir variam para cada pessoa.Professor de biologia do sono dá dicas sobre como descansar melhor.




Dormir oito horas por dia não é a medida certa de sono para todas as pessoas. Para Marco Túlio Melo, professor de medicina e biologia do sono da Unifesp, o tempo de descanso varia entre as pessoas.

As oito horas de sono foram definidas como uma convenção que serve para a maioria das pessoas, porém existem aqueles que precisam dormir apenas 6 horas por dia (curto dormidores) e outros que necessitam de mais de 9 horas na cama (longo dormidores).

Para o especialista, a pessoa não deve forçar a adaptação do relógio biológico. Mas quem anda reclamando de falta deve seguir a dica de Marco Túlio e dividir o tempo das "sonecas" durante todo o dia. Cochilos breves espalhados nas horas vagas podem ajudar o corpo a descansar melhor.

Também não existe nada de errado com quem gosta de acordar tarde.Segundo o professor, ainda que o cotidiano leve as pessoas a levantarem cedo, elas não devem tentar forçar uma nova rotina de sono. O corpo de quem gosta de dormir até tarde pode se ressentir das mudanças bruscas.

Voltar das férias e se acostumar novamente com o ritmo do trabalho e da escola pode ser difícil no começo, mas para Marco Túlio a própria imposição das atividades vai fazer a pessoa se recuperar. Ele destaca que a cautela nos primeiros dias após o retorno é importante, pois a falta de atenção causada pelo sono pode gerar acidentes de carro e outros problemas.

O sono também pode ser um problema para grávidas, que devem tentar compensar o descanso perdido durante o dia, especialmente quando o bebê permitir. Marco Túlio acredita que é mais fácil tentar dividir as horas de dormir do que tentá-las concentrar somente durante à noite.

Bem Estar