quarta-feira, 29 de julho de 2015

Casamento não é cerimônia religiosa e nem cartorial


Parece que estou legislando em causa própria por não estar "casado", mas vamos aos fatos? Topa? Então me acompanhe! 

N
a verdade, CASAMENTO como se conhece hoje, com celebração religiosa, festa e tudo mais, é uma invenção muito recente, uma invenção burguesa e medieval que foi instituída pelo catolicismo e adotado como regra pelo protestantismo quando 'toda camponesa tem direito a uma noite de princesa'. Mas tudo isso aí não SUBSISTE a um exame histórico. Ninguém que conheça a história bíblica e principalmente a do casamento consegue dizer que estou falando mentira. Olha, desafio QUALQUER UM a me provar que estou errado, sem arrogância, me entendam.

Não existia pastor e nem padre pra dá benção alguma, casamento sempre foi a união em amor entre um casal. Jesus foi nas bodas em Caná da Galiléia e não fez o casamento, só bebeu vinho! Casamento sempre foi o deitar amoroso entre um homem e uma mulher, acontecia o sexo, era casamento.  Casamento também era um acordo entre pais, com consentimentos dos filhos, não existia a necessidade de um tabelião, de um cartório e coisa alguma, só acontecia no ambiente da família.

AGORA OLHA A IRONIA, podem rir, rs : SÓ existia papel de alguma coisa relacionada a casamento quando se separava, quando o casal decidia não viver mais juntos que se chamava um juiz da época pra se emitir um documento, porque pra casar ninguém precisava de documento algum. Aliás, DIVÓRCIO não divorcia pessoas casadas, raramente isso acontece. Mas também existem de casais casados que não se casaram. Porque é que existem muitos divórcios? Porque essas pessoas NUNCA se casaram de verdade, pois não dá pra se manter casado com quem nunca se casou, quem nunca se casou só dá pra se divorciar. Se cerimônia de casamento casasse alguém não haveríamos de ver essa enxovalhada de casais se divorciando.

Lamentavelmente vemos nas igrejas evangélicas a cena patética de membros que acreditam que Deus só entrará nesse "quarto" e abençoar essa família, se apresentarem o atestado de cartório, uma espécie de liberação pra se viver juntos e transarem. É como se estivesse dizendo a Deus: "Senhor, casamos, estamos prontos para a tua benção". Pelo amor de Deus, digo eu, isso é transformar Deus em criança!

Só sabe quem está CASADO quem o é. Casamento só acontece no coração de dois seres humanos. O que o casamento é, de fato, só as pessoas implicadas sabem determinar se casaram de fato ou não, pois como já citado, existem um monte de casados vivendo como descasados. Essa história de discutir e dizer que só se é casado quem assinou papel ou recebeu a benção de um padre ou pastor, é coisa de capricho da RELIGIÃO, e sabe de uma coisa? Que a religião pegue isso e enfie em um bom lugar, me desculpem!

Cerimônia religiosa NÃO casa ninguém. Igreja NÃO casa ninguém. Cartório NÃO casa ninguém. PORTANTO, "casados" ou não (vivendo juntos), é casamento da mesma forma, desde que estejam casados dentro do verdadeiro significado de CASAMENTO, pois o que faz casamento é o amor, fidelidade, vínculo, compromisso, transparência, disposição sincera e honesta de viverem um para o outro com intensidade e com desejo que seja pra sempre.

P.S.: Lembrem-se, essas informações só vai fazer efeito na cabeça em quem crer que a Palavra é o norte, a bússola daquele que crer, do contrário, - ao menos que seja um sonho de menina ou uma mente alienada e fanatizada - tudo isso não fará efeito algum, porque só cremos naquilo que queremos crer, mesmo que se mostrem fatos.
 

Um abraço,

São Gonçalo/RJ
Rubens Júnior

2 comentários: