terça-feira, 29 de setembro de 2015

Tempo é o senhor de TUDO, porque o Senhor é o senhor do tempo


Temos a mania feia, de lutar com o tempo, nos preencher de ansiedade e angústia por não ver o tempo passar, a nossa geração sofre da ‘agorafobia’, tudo tem de ser resolvido aqui e agora. A solução todos sabem, mas pouquíssimas pessoas aceitam, todos sabem que “tudo tem seu tempo debaixo do sol”, todos sabem que devemos dar ‘tempo ao tempo’, que ‘com o tempo tudo se encaixa’ e que ‘nada como um dia após o outro’, e, em suma, queiram ou não, o tempo é senhor de tudo, tudo depende do tempo.

O tempo é tão implacável que não vale a pena se preocupar com o ele. Hoje estamos vivos e amanha, certamente, estaremos mortos, quem sabe? Talvez a grande jogada para superar o tempo (já que é impossível vencê-lo), é ignorá-lo. É possível acordar hoje é decidir recomeçar tudo, como se a vida pudesse ser resetada. Ninguém é capaz de começar novamente, mas todo mundo tem o dom de começar. Começar e pronto, como se fosse à primeira vez.

O tempo só é tarde para quem vive encostado no que passou. As Escrituras dizem que “toda manhã as misericórdias de Deus se renovam”. Deus começa todo dia, como se todo dia fosse, não o único, mas o primeiro dia a ser vivido. É atitude divina deixar que a vida se renove a cada manhã, deixe o tempo passar, viva o dia “que se chama hoje”, viva o agora mesmo que arcando com as dores e consequências que são passarão com o tempo. Lutar com o tempo é empreender esforços impossíveis e inimagináveis.

Os registros bíblicos estão lotados de exemplo que Deus, por exemplo, fez o sol parar (Js 10:13), isso ainda é mais chocante porque bem sabemos que o sol já é parado, ou seja o milagre foi ainda maior, pois Deus parou todo o sistema solar, todos os planetas, estrelas etc. Deus dominou o tempo, não deixou ele passar.

Em outra oportunidade Deus fez o tempo voltar, “eis que farei que a sombra dos graus, que passou com o sol pelos graus do relógio de Acaz, volte dez graus atrás”. Assim, recuou o sol dez graus pelos graus que já tinha andado. (Is 38.8). 15 graus é uma hora, se o relógio voltou 10 graus, o tempo retrocedeu quarenta minutos, e mais uma vez mostrando que Ele domina o tempo, que é o Senhor do tempo.

O tempo não é nosso inimigo. Devemos ter o domínio em nosso coração a respeito do tempo e entender que Ele é o Senhor do tempo, “que ele muda os tempos e as estações”. (Dn 2:20,21). 

Aguente firme, fica firme e lembre-se: “tudo tem seu tempo debaixo do sol”, vamos dar ‘tempo ao tempo’, pois, ‘com o tempo tudo se encaixa’, ‘nada como um dia após o outro’, e, queiram ou não, o tempo é senhor de tudo, tudo depende do tempo e o Senhor é senhor do tempo.