quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Cartas - Se deve fazer o sinal da cruz ou não?

FAÇA SUA PERGUNTA TAMBÉM [ aqui ]

PERGUNTA:

"Você sabe o significado da cruz? Tem pessoas que falam que não devemos fazer sinal da cruz como os católicos, outros dizem que devemos fazer... Aí na EBD o pastor passou essa pesquisa pra casa. Mas está difícil de saber do Google qual artigo procede, se deve fazer o sinal da cruz ou não." RAFAELA BASTOS  - VIA FACEBOOK


RESPOSTA:

Primeiramente, Rafaela, obrigado por confiar e ver em mim – ainda que não nos conhecemos pessoalmente – um ser que possa de alguma forma sanar ou, quem sabe, tentar sanar sua dúvida. Oxalá que muitos me visse assim – não por ostentação ou demonstração de sabichão ou santarrão – mas por ver, nos outros, o desejo pelo sagrado, pelo Senhor, o que me faz a cada dia ter carinho por ti, por ver-te desejosa por Deus, por conhecimento do Altíssimo. Parabéns! Então, eu agradeço a confiança e oportunidade de lhe ajudar.

Então, todas as religiões tem seus símbolos sagrados, absolutamente TODAS, que claramente exemplifica simbolizando um aspecto importante de sua história e crença.

No Antigo Testamento quando o Judaísmo nasceu já sendo nitidamente proibido imagens como símbolos de alguma coisa que representasse uma divindade, tanto que em diversas ocasiões houve punições severas de Deus a quem e ao povo que se curvasse ou criasse pra si imagens, mas hoje se vê a chamada “ESTRELA DE DAVI” como símbolo visual do Judaísmo, esse símbolo que estava fixado no escudo de Davi – um achado arqueológico –, remete (para os judeus) a aliança de Deus com Davi e a sua posterior linhagem da qual viria o Messias (o Cristo).

Então, percebe-se que símbolos religiosos existem em todas as religiões. Eu poderia citar aqui os diversos símbolos das diversas religiões, mas esse não é o tema central de sua pergunta, a faria se assim fosse.

No Cristianismo, ou seja, após a morte de Cristo – significando dizer aqueles que seguem aos ensinamentos de Cristo, daí o nome “cristianismo” – a cruz não veio primeiro como símbolo, simplesmente devido sua simbolização vergonhosa, porque, apenas era lançado no madeiro (cruz) um criminoso venal.

Os primeiros símbolos do Cristianismo vieram a ser descoberto nas catacumbas de cristãos, onde em suas paredes se achava o desenho de um PAVÃO, que por exemplo, simbolizava a imortalidade. Depois uma POMBA, um PEIXE, DESENHOS DA ARCA DE NOÉ, DE ABRAÃO COM ISAQUE, JONAS VOMITADO PELO ‘PEIXE’, OVELHAS e etc...

Ao que parece, a Cruz só veio a ser usada (contendo Cristo nela pregado (imagem) como símbolo (crucifixo)), após o sexto século. Mas já a partir do segundo século, existem narrativas históricas de que cristãos faziam o sinal da cruz em si e nos outros e estes sinais eram feitos na testa, APENAS como elemento supersticioso, mágico, que visava “proteção contra o mal”, o que seria como se fosse ‘um escudo protetor’. Mais ou menos assim: O diabo foge quando se faz o sinal da cruz, pensavam!

Após o imperador católico Constantino sonhar com uma Cruz às vésperas de uma batalha, a cruz tornou-se símbolo oficial do Cristianismo.

Agora digo eu – Rubens Júnior – 
  • Eu não sou um ser da Religião. Você pode pensar: Como assim se você serve a Cristo, já que cristianismo significa dizer uma religião que segue os ensinamentos de Cristo? É justamente por servir a Cristo que não tenho religião e consequentemente não pertenço ao Cristianismo, visto que o cristianismo é aquilo justamente o que Jesus não é, ou seja, carrega em sim muita mistura, o que fez do cristianismo uma hibridização que não tem a ver com Cristo. No bojo da religião cristã (cristianismo), está todo tipo de invencionice humana, como esse, por exemplo, um símbolo que o identifique.

Deus é Deus e não precisa de bandeiras, de logotipo, de marcas d’água, de símbolo...

Mas e agora, posso fazer o sinal da cruz? Se eu fizer estou virando católico ou então pecando contra Deus?

(1) A Bíblia não manda ninguém fazer sinal algum como proteção ou representação de nada, não existe respaldo nas Escrituras nos orientando a isso. O Novo Testamento deixa-nos claro sobre o significado da Cruz como símbolo de amor de Deus por nós, de misericórdia, de perdão, de reconciliação entre Deus e os homens através da morte, e morte de cruz... mas, em momento algum nos manda fazermos sinal sobre nossa testa.

(2) Se a Bíblia não diz nada a respeito, porque não fazer? Mas também, porque fazer, já que assim fazendo não trará efeito algum pro Cristão, visto não passar de uma invencionice e superstição da religião cristão misturada? É aí que está! Fazer pra que, pra nada?

Garanto-lhe uma coisa: fazendo ou não fazendo, não lhe trará dano e nem benefício! Quer fazer? Faça! Não quer? Não faça! Isso é uma questão sua e o crente que se assusta com o outro crente que resolve fazer, é tão ignorante quanto o católico que prega a obrigação do fazer como proteção contra o mal e suspenção de sofrimento.

É MENTIRA, o sinal da cruz não tem efeito algum!

Sobre questões como essas a bíblia deixa sempre pra que cada um resolva o que fazer. Tá fazendo ou não o sinal da cruz? Como sua consciência está? Tranquila? Então continue, pois, “bem-aventurado é o homem que não se condena naquilo que aprova” (Rm 14:22). “Nada – diz a bíblia – é em si mesmo impura (nem mesmo fazer o símbolo da cruz), mas se alguém a tem por impuro pra esse e impuro” (Rm 14:14). Fez o sinal? “...tudo feito com ações de graças e oração  é santificado” (I Tm 4:4,5), qual o problema?

Paulo diz que todas essas coisas – no sentido ritualístico – são preceitos humanos e desaparecem com o tempo (Cl 2:20 a 23), em suma, o que ele quer dizer que tudo isso não passa de “palhaçada”.

A recomendação é sempre fazermos tudo aquilo que ‘nos edifica’ (I Co 10:23), pra tambémnão usarmos de pretexto da liberdade que temos em Cristo pra dar ocasião a besteirol” (Gl 5:13), pois ‘nem tudo nos convém (I Co 10:23)’; é pensar nas coisas que o indivíduo avalie e veja se é verdadeiro, amável, de boa fé... (Fp 4:8). A questão é não idolatrar, não deixar que mesmo aquilo que não me faz mal, me domine:Todas as coisas me são lícitas, mas, eu não deixarei dominar por nenhuma delas” (I Co 6:12).

Paulo também diz que “...tudo é vosso, vós de Cristo e Cristo de Deus” (I Co 3:22,23). Somos de Cristo e não da religião. Somos de Cristo e não escravos da cruz e nem do sinal dela.

EU (Rubens Júnior) não faço pela questão de que pra nada serve, não me acrescenta, não vejo como louvável, não me protege, não me diz respeito em nada... Mas se alguém a faz, que faça bom uso nos movimentos do braço (risos), pois, de espiritual o sinal da cruz não tem NADA!

Fique nEle que não nos manda fazer nada, apenas o adorar “em Espírito e em Verdade”, o que demanda subjetividade e não simbolismo,

Rubens Júnior
Campos/RJ

12/11/15