terça-feira, 10 de novembro de 2015

Nos meandros da DEPRESSÃO: O que é, como agir e como sair...


Sl 42:5; 147:2
“Porque está abatida, óh minha alma? Por que perturbas dentro de mim?...” 
“Tira a minha alma da prisão para que eu louve o teu nome.”

Depressão sempre existiu e, já recebeu vários nomes no curso da história humana, como exemplo, a Histeria na idade média, época onde mais se somatizaram a doença nas pessoas. Muitos ficaram cegos, surdos, paralíticos, problemas de pela afloravam, nos dentes como a “GAM”, chamada a “doença de guerra”, onde os dentes iam naturalmente caindo devido a somstização da depressão na mente... Mas a Depressão não é o mal desse século (como muitos ou todos acham), a doença principal do nosso século é Síndrome do Pânico, que às vezes está associada à depressão... Depressão foi o mal do século XX, mas ainda está solta por aí. Um abismo de tristeza na alma, como um caroço de abacate dentro de você te incomodando diuturnamente, ela é às vezes indiscernível e doída que desmobiliza o ser pra quase tudo.

Além disso tudo há também, vários níveis de depressão. EXISTEM aquelas que tem a sua base química no organismo com tratamento médico de reposição orgânica pra pessoa se levantar; EXISTEM as depressões que são frutos de traumas, da pessoa de repente de lidar com uma coisa que foi muito maior que a sua alma conseguia suportar naquela época; EXISTEM as depressões progressivas, principalmente relacionadas as figuras parentais... quem lida, por exemplo, com um membro da família dependente químico ou que sofra de algum tipo de distúrbio mental, ou alguém que tem de enfrentar a realidade de uma falência, ou também quem tem de lidar com uma situação de um divórcio súbito, ou por choque da vida, por um impacto, por um trauma; pela chegada do imponderável, por lutas, por traições, por tramoias... EXISTEM aquelas depressões que são frutos de grandes desilusões afetivas e etc., percebe-se que a variável é enorme, tudo está relacionada a nossa vida, porque a nossa vida é, de fato, uma vida inútil, viver adoece, viver deprime.

PRA QUEM NÃO SABE, NO MEU CASO, fui carregando uma série de fatores desastrosos, alguns inconsequentes – admito -, pavorosos; tenebrosos e sustos com minha vida em jogo, isolamento, vi meu nome ser enxovalhado e nem sempre correspondendo a realidade e, fui tentando suportar até onde minha alma podia suportar, chegou a hora que resolvi procurar um especialista, quando pra surpresa minha, ele me disse que sofro de DEPRESSÃO ANSIOSA. Fez a parte dele na qual cabia como profissional, me deu orientações – não neguei porque “na multidão de conselhos há sabedoria”, diz a Bíblia –, me receitou três remédios em horários estipulados e estou aqui, melhorando a cada dia e tocando a vida. ESCREVENDO pra esquecer, escrevendo e lendo tudo que precisava, orando, pessoas me procurando como sempre procuravam em assuntos ‘religiosos’ a anos atrás, tudo tem acontecido pra passar o tédio e o sentimento incomodador do caroço no peito, enquanto muitos olham ao redor e talvez pensem: “Ah, isso tudo é lorota, conversa pra boi dormir, tá ruim é nada, não passa de um frouxo e enganador. Ele quer é plateia.” Eu também pensava assim, até que senti na pele...

Não estou fazendo advocacia do estado depressivo, mas minha Depressão tem me feito discernir Deus muito mais – “antes te ouvia por ouvir falar, hoje meus olhos te veem, disse Jó” -, ser mais empático, me conhecer mais, entender a vida e as intempéries dela ainda mais... E diz lá: “E Jó orou pelos seus amigos e Deus mudou seu cativeiro.” O que nos salva do ar da prepotência, da mesquinharia, da altivez, da maldade, da perversidade, da arrogância humana ou espiritual, é a dor da angústia e Depressão, elas nos torna mais lúcidos em relação à vida. 

Alias, desculpe os descrentes nessa fé: mas sem depressão não há salvação, ou seja, ela produz um ser mais sadio, um ser mais de Deus. 

O mistério e a ironia indiscernível de Deus, “das profundidades das riquezas e sabedoria...”, é pregar para o outro e vê-lo bem e sarado, enquanto você carrega o “espinho na sua carne, é ser como Elizeu, "o Jesus do A.T.", ter feito todos os milagres e ter morrido doente. É ser como Epafrodito, um amigo de Paulo que curou a tantos ter orado por ele e ele morreu doente e Paulo da mesma forma teve de conviver com seu "espinho...". É ser como Timóteo que sofria de uma doença na qual lhe foi recomendado beber um pouco de vinho devidas suas frequentes dores... É ser como outros amigos de Jesus que morreram e Ele apenas ressuscitou a Lázaro... É ser com Jesus disse, “que nos tempos de Elias existiam várias viúvas em Israel passando fome, mas apenas a uma lhe houve provisão”, ou seja, milagres acontecem quando se tem de acontecer. Nunca na história bíblia o homem foi salvo sem dor nesse mundo caído no pecado. Eu me converti a Cristo e não ao mundo paralelo de irrealidades e magia. A Cruz (1) não só é um símbolo de amor de Deus, (2) de salvação eterna como é (3) um signo da existência natural desse mundo, Jesus O Homem da Cruz morreu nela e de forma lenta e natural como os dois ladrões ao lado. Jesus mandou “cada um levar sua cruz” (suas lutas). A Palavra e Deus não conhece essa fantasia... Curas existem, curas lentas existem, curas súbitas existem, cura sem remédio existe e curas com remédio existem também.

LAMENTAVELMENTE as pessoas começam a ter atitudes e as rotulam maldosamente sem conhecer sua vida e história. Por exemplo, quando uns começam a beber, dizemos que essa pessoa é safada; o cara começa a se prostituir e o chamamos de promiscuo; ele começa a perder o ânimo pelo trabalho dizemos que ele é preguiçoso; às vezes ele não quer mais levantar pra trabalhar e nós dizemos que ele é um ser completamente irresponsável e, às vezes, o que está na base disso é outra coisa, nós colocamos logo aquela marca e estigma de natureza moral pra colocar um clichê no indivíduo, mas às vezes essas pessoas são APENAS pessoas que perderam o ânimo, perderam a vontade... Bebe pra “esquecer”... Perdeu em si o ânimo pra existir e mergulha sutilmente numa profunda DEPRESSÃO. Sobre isso já dizia o grande psicólogo da “insustentável leveza de ser”, da dor de existir nessa vida, do vazio do existir.

Não posso crer que o fluxo natural da existência não me acometa, o mal sucedesse a todos, Jesus disse que nesse mundo teríamos aflições, Ele mesmo chorou, se entristeceu, suou sangue, se deprimiu; que pretensão seria essa que de forma mágica “chorar sem sentir dor”? A DEPRESSÃO nos paralisa, as vezes precisamos fazer como Jesus, repousar em um lugar a parte: (Mc 6:31). ISSO É CULPA dessa fé “rhema”, dos pregadores da confissão positiva, saúde perfeita e teologia da prosperidade, do ‘Deus ao nosso serviço’, disseminada nessas igrejas “do diabo”, desculpem-me, e querem dar ordem a Deus pra blindá-los de problemas e além do mais, os que se encontram em DEPRESSÃO, estão em pecado, pra eles. Querem que Deus não deixe ou cesse os achaques de nossas vidas na hora que queremos, sem precisar passar pela existência naturalmente. É por isso que não é de se admirar de quando a angústia bate forte o cara perde a fé e se afasta de Deus, mas é óbvio, ensinaram que (1) DEPRESSÃO é do diabo, que ela (2) não tem fé e que ela (3) tá em pecado... DEPRESSÃO pode ser fruto sim de nossas ações (Sl 32,38,51), mas cada caso é um caso – “Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim...” (Sl 51:3)

DEPRESSÃO é uma doença como qualquer outra. Você tem dor de barriga? Pode ter depressão. Usa óculos? pode ter depressão! Ela é uma doença como qualquer outra, só é vilipendiado por fariseus que, por invalidar o ânimo, desmotivar, colocar pra baixo o ser humano... esse povo da confissão positiva o vê com más olhos, mas na surdina, muitos deles morrem, se deprimem e já morreram doentes e seus familiares também! Mas é tudo nas escondidas!!!

Infelizmente no meio cristão onde deveria ser o meio onde as pessoas tivessem mais a liberdade de falar dos seus problemas, onde cada outro irmão fosse um confessor em potencial por supostamente ser um homem de caráter, do bem, discreto, sóbrio, não linguarudo, não fofoqueiro, mas maduro pra guardar segredos e o revelar do coração do outro, é o lugar onde a gente menos encontra isso. Às vezes é mais fácil encontrar com um amigo(a) ímpio do trabalho, por exemplo.  

Como diz o profeta Jeremias: “se em tempo de paz e andando com homens que vem a pé e em tempo de paz você anda amedrontado, como é que seria se você tivesse correndo com aqueles que vêm a cavalo tem de se refugiar nas florestas do Jordão (onde se tinha espinheiros, bichos, ursos, leopardos...)?” (Jr 12:5) Ou seja: a floresta do Jordão existe, cuidado, uma hora ela pode ser o lugar do teu refúgio. DEPRESSÃO são plenas florestas do Jordão!

Na graça de Deus cabem todas as pessoas, inclusive as depressivas. Homens de Deus na Bíblia sofreram de DEPRESSÃO. Você entende o profeta Elias, homem que fazia milagres estupendos pelo poder de Deus, sendo arrebatado ao céu e lembrado espetacularmente no N.T. por Jesus sentar num zimbro pedir pra morrer devida sua forte angústia por medo de seus inimigos? (I Re 19:4) Entende Moisés, homem que a Bíblia cita que não houve profeta maior do que Moisés, enfadado dos afazeres, sentar numa pedra e pedir a morrer também? (Nm 11:15) Lembra de Jeremias totalmente depressivo (Jr 20:14 a 18)... E Jó vendo seus dias maus pedindo a morte como solução? (Jó 7:14). Paulo se preocupou com certo homem, temendo que ele pudesse ser “tragado pela sua excessiva tristeza”, ou seja, cair em depressão. (2 Coríntios 2:7); Muitas se sentem como o profeta Jonas: “É melhor eu morrer do que ficar vivo.” — Jonas 4:3.

Tirado exemplos Bíblicos, temos outros homens de Deus na história humana que com uma pequena pesquisa os encontro, homens que sofreram TERRÍVEIS DEPRESSÕES, como: Davi Brainerd, John Bunyan, William Cowper, Charles Spurgeon... Pesquise sobre eles e se espantará!

O CÉLEBRE DA QUESTÃO é descobrirmos a causa da DEPRESSÃO, ao invés de brigarmos com os efeitos. Eu descobri as minhas, tomei e estou tomando as minhas atitudes pra diminuí-la aos poucos e cessá-la de vez (como JÁ estou percebendo que está). Cada um tem de descobrir as suas causas e não ficar dando soco em ponta de faca a vida toda, se sentindo todos os dias o pior ser existente, e parar de autovitimizar-se. Uma pessoa deprimida que se fecha num quarto e bebe as suas lágrimas nunca se curará e de lá nunca sairá... e quanto se interioriza o seu olhar pra você mesmo e quanto mais se toca no assunto, mais doente ficará. DEPRESSÃO ODEIA duas coisas: (1) Um coração grato a Deus e (2) Terapia ocupacional... Tem de levantar, tomar o leito e andar, não esperar uma dose cavalar de ânimo, tem de ir, sair, ir pra natureza, se relacionar, conversar, correr, nadar, andar, suar, ir pro sol, pra chuva... Sua cama não pode ser sua dona, seja o coronel dela, diga que quem manda é você e não ela.

Dê um basta nisso, você pode, você consegue. Não digo dá um basta de vez na DEPRESSÃO (porque isso é um processo que às vezes é demorado), mas dê um basta na inércia, lute, (1) enfrente-a e (2) agradeça a Deus por tudo, até por ela (embora pareça loucura e masoquismo).

Não pergunte a Deus “porque comigo, Senhor”, Jó fez isso e ouviu quase a mesma coisa que Paulo diz sobre a indiscernibilidade do agir de e da ação de Deus. Paulo diz “Óh profundidade das riquezas, da sabedoria e do conhecimento de Deus... quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo?” (Rm 11:34; I Co 2:16). Jó recebe uma estupenda resposta de Deus quando ao Deus criador se remete murmurando de sua DEPRESSÃO e angústia, vale a pena ler: "Onde você estava quando lancei os alicerces da terra? Responda-me, se é que você sabe tanto. Quem marcou os limites das suas dimensões? Talvez você saiba! E quem estendeu sobre ela a linha de medir? Você já foi até as nascentes do mar, ou já passeou pelas obscuras profundezas do abismo? As portas da morte lhe foram mostradas? Você viu as portas das densas trevas? Você faz idéia de quão imensas são as áreas da terra? Fale-me, se é que você sabe. Como se vai ao lugar onde mora a luz? E onde está a residência das trevas? Conhece o caminho da habitação delas? Você conhece as leis dos céus? Você pode determinar o domínio de Deus sobre a terra?” (Jó 38...)

Deus nos ama mais do que nossa finita mente possa alcançar. Ele, não quer que desistamos, mas que nos refugiemos Nele. Seja no zimbro ou numa pedra (onde Elias e Moisés se sentiram deprimidos) – neste caso é a sua cama – é desse lugar que você sairá e verás que a vida tem algo de bom ainda a lhe oferecer. Deus é amor e Deus de paz!

Não adianta, Deus está com você nessa batalha onde for que você estiver, seja o que estiver passando, Deus está ao seu lado e não o abandonará:
Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.” (Sl 139:7 a 12).
Rubens Júnior
10/11/15
Campos/RJ