quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Quando viver em paz parece ser irresponsável


“Entregue o teu caminho ao Senhor; confia nele, e o mais ele fará.”

Essa palavra é do tipo daquela que ouvimos quando acabamos de chegar em qualquer igreja cristã no mundo. É aquela palavra ensinada, por exemplo, aos novos convertidos. É um texto tão recorrente e repetido, que as pessoas ouvem mas nem ‘ligam’, não processam a informação da significação do texto, eles passam batido por ele.

Parece mesmo que o texto perdeu seu significado. Você abre nesse texto e quando começa a pregar ou apenas ler, pode perceber, as pessoas começam a ‘protestar’, olham para lado, desdenham como quem diz: “você não tem algo novo, diferente ou outra coisa nova para falar, não?” Parecem que querem que seja pregado ou lido apenas um texto obscuro, de difícil interpretação, um texto desconhecido ou pouco conhecido, e que se faça uma acurada exegese do mesmo, retirando significados jamais percebidos para depois atribuírem ao poder de Deus a revelação exposta, como se o poder revelatório de Deus estivesse atrelado a isso.

Não, não  há nada mais novo, importante, revolucionário, libertador e poderoso que esse texto. É o versículo da Entrega, do Descanso e da Confiança total e absoluta em Deus.  

Entregar a Deus, é entregar a nossa vida inteira, os nossos processos, os nossos sentimentos, emoções, futuro, vontades, sonhos, objetivos...  Nunca, é claro, deixando de fazer o que nos cabe todos os dias, contudo, ENTREGUE A DEUS!

Entregar é passar para Deus a autonomia da causa, é não ser mais um problema meu, é deixar Deus se preocupar com aquilo que entregamos.

Confiar é aparentemente mais difícil do que entregar, porque confiar é relaxar, é não mais angustiar-se, atribular-se, ou até mesmo perder o sono; confiar é viver desapreensivo. Parece que nos tornamos irresponsáveis, porque afinal de contas, colocaram em nossa cabeça que a gente só vive responsavelmente se estiver vivendo angustiado e atribulado para resolver as nossas questões. Parece que só somos responsáveis com a nossa vida, se estivermos vivendo em desespero total, agoniados, ansiosos... A paz, nesse caso, parece ser irresponsável. A tranquilidade apaziguadora que a confiança trás, parece ser falta de compromisso com a vida.

Entregue a Deus, confie, o restante Ele sabe como faz e não precisa da nossa ajuda ansiosa, nervosa e apreensiva.

Lança sobre ele – é o mesmo do "entregar" nesse textotoda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de você (Fp 4:6). Durma tranquilo, descansado, pois, aos seus amados Ele dá enquanto dorme (Sl 127:2).

Um abraço fraterno,
Rubens Júnior,

São Gonçalo, RJ. 


OUÇA O TEXTO NARRADO AQUI: