quarta-feira, 13 de junho de 2012

Um louco eremita que 'não errará o Caminho' e outros que assentarão à mesa com Abraão


Reportagem pela RECORD:


Vejo num homem deste, traumatizado e ferido psicologicamente pelo seu triste passado, a carência de Deus. Vejo nele um desejo enorme de se encontrar com Jesus, e nesse desejo de encontra-lo, se evadiu para o mato, virou-se num eremita, num asceta, essênio, monasta ou no que preferir chamar. Há quem rir, beboche e escarne de um homem sofrido e carente de Deus. Meu desejo é que ele tenha, após sua morte, um lugar separado na eternidade, lugar onde os seus traumas, tristezas, angústias, decepções e choros sejam consolados – embora muitos o possam excluir dela – eu creio e o vejo-o lá. Sim, ele estará lá! Com isso, não estou dizendo que se desvincular da sociedade a fim de buscar a Deus ou viver uma vida mais sossegada longe dos afazeres e das labutas da vida venha trazer a salvação, não, não estou querendo dizer isso. Jesus disse que a salvação não consiste em se desvencilhar do mundo, mas apenas em se apartar do mal (Jo 15:17). Até o apóstolo Paulo disse que a única forma de vivermos longe do mal desse mundo é sair dele (I Co 5:10b)

 De certo, a salvação está apenas em Jesus, sim, “Ele é o caminho... Ninguém vai ao Pai a não ser por Ele” (Jo 14:6); “quem não crer nEle já está condenado”(Jo 3:18); se nEle não crermos “morreremos em nossos pecados” (Jo 8:24); “nenhum outro nome salva, a não ser o de Jesus” (At 4:12); “Na verdade, na verdade aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (Jo 3:3,5); “Na verdade, na verdade, disse Ele, quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” (Jo 5:24).

Essas descrições acima onde se diz que só em Jesus há salvação, se equivale para os duros de coração, os que cerram seus corações para a Graça de Deus, ouviram e mesmo assim endureceram os corações a mensagem da Cruz, para esses, deve-se deixar claro que é só em Jesus a salvação. De fato, não creio no universalismo, não... Nem todos serão salvos, o inferno é também uma realidade, mas eu não sei, sinceramente, eu não sei quem pra lá irá.


De algumas coisas eu sei:

* O meu desejo como o do Senhor, é que todos se salvem e que ninguém se perca (I Tm 2:3,4; Jo 18:14; Ez 18:32; II Pe 3:9), mas só Deus sabe quem são os seus (II Tm 2:19; Jo 10:14; Na 1:7). Deus não me ama mais do que ama qualquer outra pessoa, o amor é o mesmo, de cristãos a ateus. Não sou exclusividade de Deus. A salvação é tão sutil, que Jesus disse que “o reino de Deus não é visto por visível aparência, não dirão ei-lo aqui ou ei-lo ali, pois o Reino de Deus está dentro de nós”. Tudo o que está dentro do homem só Deus sabe, só Deus vê. Ninguém sabe a quem Deus chama de 'santo'. No grupo dos seletos de Deus, pode ser que esteja capitaneando esse grupo um Gand da vida ou outra figura que não tenha nada haver com a Igreja, mas que Deus chama de 'santo'.

Longe estou de adquirir o atributo da onisciência! Só Deus conhece os seus!

* Embora, as boas obras não salvam ninguém e que elas são aos olhos de Deus como trapos de imundícias, elas evidenciam a salvação. Deus julgará cada um segundo as suas obras (Mt 16:27; Ap 22:12; Rm 2:6 a 11). Independente de crente ou não crente, são as boas obras e os nossos bons procedimentos que nos assinalam ao céu, Deus julgará a todos de igual modo, pois ele não é injusto, ele não faz acepção de pessoas:

Deus recompensará cada um segundo as suas obras: Dará vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, e honra, e incorrupção. Mas indignação e ira aos que são contenciosos e desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade. Tribulação e angústia sobre toda alma do homem que faz o mal, primeiramente do judeu e também do grego; glória, porém, e honra e paz a qualquer que faz o bem, primeiramente ao judeu e também ao grego; porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.” (Rm 2:6 a 11)

“Ao senhor pertence a salvação” (Jn 2:9). Só Deus é que dá a salvação...A salvação vem somente dEle. É Graça, é favor imerecido, foi Ele que deu e tá dado, ela não vem de nossas boas obras para ninguém se glorie, é apenas dom de Deus (Ef 2:8,9). E sendo somente de Deus, ele sopra onde quer, salva quem quiser.

Eu não sou melhor do que ninguém. Por mais que nos achamos mais dignos de Deus e da sua glória, não somos. Paulo disse: “Somos melhores do que qualquer outra pessoa? De maneira nenhuma, pois tanto judeus quanto grego estão debaixo do pecado”. O Senhor mesmo disse que a garanta de todos é como um sepulcro; as nossas línguas falam enganosamente; venenos de víbora estão nos nossos lábios; nossa boca está cheia de maldição e de amargura; nossos pés derramam sangue e nos nossos caminhos há miséria e destruição e por fim, não tememos a Deus (Rm 3:9 a 18).

* As classes mais excluídas da terra (meretrizes cobradores de impostos), disse Jesus, precede a muitos de nós no Reino de Deus, (Mt 21:31).

* Jesus, admirado das palavras de fé do centurião de Cafarnaum, disse que muitos do “Reino de Deus” seriam lançados fora, nas trevas, mas que muitos outros desconhecidos e sem pedigree evangélica que viriam desde o Oriente ao Ocidente assentariam a mesa com Abraão Isaque e Jacó no Reino dos céus (Mt 8:10 a 12).

* Jesus disse que o caminho que não queremos para nós não é pra desejarmos aos outros, pois pode ocorrer que da mesma medida que medimos os outros seremos medidos (Lc 6:31,38). Da mesma maneira, desconsiderar quem quer que seja e reduzi-lo ao nada – ‘raca’ e ‘tolo’ – é motivo de juízo sobre nós (Mt 5:22). Além do mais, a nós é dado o mandamento da empatia, de nos colocarmos no mesmo lugar das pessoas:

“Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados,
como sendo-o vós mesmos também no corpo” – (Hb 13:3)

Dentre inúmeras passagens, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento que diz acerca de da “acepção de pessoas”, Thiago diz que, fazer acepção de pessoas é para os que vivem na lei. Acepção de pessoas combina apenas com a lei, com a Graça não, não dá, na Graça, acepção de pessoas não combina, pois torna a salvação subjetiva – (Tg 2:9,10).

“...Reconheço que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo” – (At 10:34,35)

Sendo assim, esse homem pode ser chamado de tudo, de doente, fraco de consciência e até louco, mas termino crendo no que Isaías disse, que “nem mesmo os loucos erraram o caminho da salvação” – (Is 35:8).

Fique em Jesus, nEle que salva quem quer,

Rubens Júnior
13/06/12