quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Cartas - "Fui traída, apanhei, ele ainda me ameaça, não sei se o amo, mas, ainda não consigo me separar"


PERGUNTA:

Tenho alguns conflitos entre a fé e a razão. Isso tem me deixado confusa... Fui traída e tenho certeza de que perdoei. Mas ouço algumas coisas com as quais não concordo. E entro em crise. Não abro mão delas até que Deus me ensine. Mas ouço coisas do tipo: " Se você perdoou, você esquece" Impossível esquecer. Não tenho tecla delete. Outra: " Esquecer é lembrar sem doer" Não concordo. Poderia te dar alguns exemplos que embazariam minha opinião. Sempre me lembro. É incrível. Quando menos espero. Tudo volta na mente. Outra: Se ele te pediu perdão e você não está 100%, o pecado agora é seu. Poxa. Acho uma sacanagem isso. Me perdoe a palavra. Não existe confiança da minha parte. Não azucrino a vida dele. Deus sabe que é verdade. Ele se esforça. Mas tem hábito de mentir. Até por besteiras. Detesto mentiras. Arrependimento... Na minha concepção, arrepender-se de algo é tomar meio que horror àquilo. Se eu estiver errada, me corrija. Dependendo da discussão, me ameaça fazer de novo... Que arrependimento é esse? Não estou aqui para fazer a caveira dele. Ele é bom pai. Tenta fazer algumas coisas legais. A confusão é dentro de mim. Me cobro. Não sei o que sinto. Só sei de uma coisa: Não queria ter passado por isso. Sempre foi inadmissível traição para mim. Você provavelmente vai me criticar por isso mas na época fiquei por causa dos meus filhos. É a minha profunda verdade, se não os tivesse, não estaria aqui agora. Você me acha muito louca? Por favor. Não me julgue uma "mulher À TOA" ... mas até agressão física passei na época... se meu pai não interviesse, não sei o que seria de mim... Fui até a mulher que ele me traiu na época... Fui pra armar um barraco, confesso, mas quando cheguei lá falei de Jesus. Dei uma Bíblia a ela. Falei do amor de Deus. Ela e ele saíram constrangidos. Não fui pra isso. Mas Deus fez isso. Não me orgulho. A honra é dEle. Me senti uma idiota depois. Soube que ela chorou muito depois que fui embora... Bem. Essa é minha história. Tem muita coisa que aconteceu na época. Muita coisa que ouvi dele e que não saem da minha mente. Mas é isso aí...


 RESPOSTA:

Vai me respondendo sim ou não na medida em que me lê:

Você o perdoou mesmo, mediante aquilo que entende como perdoar?

Você o ama?

Ele te dá evidências que não mais comete as mesmas coisas, ou que se arrependeu de verdade?

Me parece que nitidamente você o perdoou sim, mas vive se atormentada com isso, pois, aguentar essa barra (traição), manter-se de pé, em fé e ainda querendo a todo custo salvar a cada dia o casamento, é só pra quem perdoou, mas você sofre - pelo que entendi - da "não-mudança" dele, das pequenas mentiras que gera em nossa cabeça a pergunta: "Ora, se ele mente por 1 real não mentiria por 1000?", ou seja, se mente por besteira "pode" ainda está cometendo as mesmas coisas. Te entendo!

Ele pode ser um bom pai, tentar ser bom, mas você é VOCÊ, não quero aqui colocar palha pra queimar, mas você foi chamada à paz, diz Paulo quando fala da relacionalidade conjugal em I Co 7, e não a servidão.

Um casamento onde não se há paz, onde a pessoa magoada já fez de tuuudo pra tê-la, pra conseguir conviver, mas ainda assim ver seu cônjuge dando evidências contrárias ao arrependimento - porque tanto ele deveria se arrepender quanto você o perdoar - casamento assim é um tormento, um verdadeiro inferno. Deus quer isso pra você?
Lembra de Amós: "Andarão dois juntos, mas se não estiverem de acordo?"

Deus em Malaquias (se não me engano), disse que abomina o divórcio, mas abomina a mentira também, a falsidade, a tramoia e todo tipo de pecado... Crente tem mania de usar textos pra satanizar o outros a andarem como eles entendem que se deve, sem saber ao menos os motivos, as motivações, o que fez chegar a tal ponto...

Portanto, essa balança é você quem tem de medir, o que não pode é viver para o resto de sua vida com esse caroço no peito.

E não entre nessa que os irmãos e alguns pastores dizem: "Deus vai salvar seu casamento, Deus vai restituir... Perdoe irmã..." Deus faz isso tudo, você já perdoou mais ainda tá caminhando sozinha nesse "re-casamento", ele não colabora pro teu perdão nem dá ênfase de arrependimento. Você é humana e obviamente sente e ainda projeta algo que possa acontecer, uma nova traição.

Você não é feliz, pelo deu pra perceber, pelas atitudes ainda dele. Só o fato de no meio das discussões ele ameaçar a trair novamente, é um absurdo, isso mostra uma não-conversão dele e uma falta de amor por você.

"Se não houver amor, nada aproveitará", diz Paulo, inclusive o namoro/noivado/casamento... O que MATA a possibilidade do homem trair, é casar com quem se ama, pois, é o vínculo amoroso e a relacionalidade que tira do homem a lascívia. O AMOR vem carregado da satisfação de que o que você tem, é tudo, você não está perdendo nada. Portanto, traição compreende (1)pensamento e (2)ação. Ele deveria ter muito cuidado com quem e sobre o que conversa, isso sempre fere o 'dedo da aliança', e olhe, queira ele ou não, as consequências chegam à jato e não mais à cavalo como "antigamente", e chegou, olha pra você!?

Não estou advogando em prol do divórcio, mas ele não é o fim do mundo, divórcio não inviabiliza ninguém de casar novamente - as pessoas não entendem o contexto de Jesus - e não a impede de ser feliz novamente. Divórcio é apenas um remédio que se deve ser tomado em último caso.

Mas isso na teoria é fácil, difícil é viver isso, a separação... E o que mais me intriga, é ele dizer que pode fazer tudo de novo.

Mas não esqueça que você poderá ser feliz com, sem ele, ou com outro. Só por que tem 3 filhos? Ih daí? Que cuida da tua vida e necessidade é Deus.

O que adianta tá casada com quem já está separada (sem amor e arrependimento)? Se não houver uma conversão da parte dele, e se você não ver uma possibilidade de retorno ao bem de vocês, divorcie-se, digo isso com autoridade de Deus sem medo de está sendo leviano. Lamento falar isso, mas viver com isso no peito é horrível. Você nem certeza têm se o ama... Então, a solução foi o que eu já te disse.

Deus te chamou pra paz, não pra um casamento infeliz!

“Esquece” os filhos, ele não tem nada a ver com isso, eles entenderam lá na frente... Ele continuará sendo pai e você sendo mãe, só não se prive da felicidade por causa de filhos.

Um grande abraço fraternal

Rubens Júnior

10/12/15