domingo, 28 de agosto de 2016

Mais simples que isso não existe: Está aflito, ore, e, se estiver contente, cante!



Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.(Tg 5:13)
Estava em casa conversando com minha esposa e li pra ela essa passagem em Tiago, onde não se tem mais nada o que interpretar, não precisa de uma hermenêutica e exegese do texto pra entender o que está ali. O fato é esse, se alguém se encontra aflito, ore; se outro contente, cante. Simples!

Mas, qual é a implicação e junção de aflição = oração e alegria = cantarolar?

O texto – repito – é o que está ali, é simples. Quando nos afligirmos, quando a tempestade nos assola, quando o dia mal chega, quando os problemas tornam-se maiores que poderíamos imaginar, a solução e indicação de Tiago é orar. É a oração, é o falar com Deus que nos catapultará a um alívio, a oração tem esse poder. Orando estaremos “lançando sobre ele todas as nossas ansiedades porque Ele tem cuidado de nós”, como Paulo recomenda. Orando na aflição da vida, é como ir até Jesus, pois, “estou cansado e sobre carregado e sei que ele me aliviará”. Não tem mágica, é simples!

E por que cantar quando se está alegre? Ora, cantar é a expressão da alma alegre, ninguém triste canta, só canta os alegres. O cantar no ‘verão da existência’ é aumentar ainda mais nossa alegria, é confessar que minha alegria é notória, é não deixar que a alegria se evada de nós dando lugar à tristeza que sorrateiramente beira nossa vida. Aliás, dizem por aí que “quem canta os males espanta”. Contente? Cante! Você demonstrará que sua gratidão é suficiente.

Esse traquejo é saúde de alma, de ser... Violar essa sequência, inverter esse processo – embora oração e cantar – sejam recomendações, pode tornar-se num contraproducente pra nós. Na verdade, pensando bem, acho que nem conseguimos mudar esse processo.

Que sejamos lúcidos nessa simplicidade: O mal chegou, mergulhe o consciente em oração, mexa com os hormônios do cérebro... Alegrou-se? Cante, é a melhor forma de demonstrar – até pra você mesmo – que sua alegria é notória.

Até porque, já viu alguém conseguir esconder uma casa sobre o monte? Jesus disse que seria impossível!

Boa oração ou quem sabe, muito canto!

Rubens Júnior