quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Você já perdoou o seu passado? Sim, ele mesmo!



Quase tudo que acontece na vida humana tem a ver com o passado. Com os traumas do passado, com os ressentimentos do passado, com as amarguras do passado, com as decepções do passado, com as traições do passado, e, com isso, as pessoas se enrolam a existência inteira por causa do que já não é. Por isso, perdoe o seu próprio passado e viva!

Enquanto aquilo que causou o trauma não é perdoado, enquanto aquilo que causou o ressentimento não é perdoado, você não consegue viver. O passado não perdoado é a desgraça de todo tempo presente e a maldição de todo tempo futuro.
A maior parte de nós, investimos mais de 70% das nossas energias psíquicas e dos pensamentos naquilo que se vincula a dores, sofrimentos, traumas e memórias do passado, sobra pouco do presente e quase nada do futuro. Por isso o presente é angustioso, é um brigar com um fantasma e, as pessoas que vivem conosco hoje, acabam sofrendo também todo fluxo das nossas próprias energias de dores, mágoas e ressentimentos, porque nós acabamos sendo forjados por aquilo que em nos não foi perdoado e não foi pacificado.

Tudo que em mim não foi perdoado, determina quem em sou hoje e determinará quem serei amanha. Só o perdão e a libertação de qualquer que seja o peso e a implicação dos agravos do passado na minha vida presente pela via do perdão, é o que pode me dá energia pra ser, de fato, produtivo, construtivo e feliz hoje; do contraio, não se vai a lugar nenhum.

Campos/RJ
24/08/16