terça-feira, 3 de julho de 2012

Quantas almas você já ganhou esse ano? Pressão psicológica ao alcance de almas


Nesse ano de 2012, já me perguntaram por diversas vezes: “Quantas almas você ganhou para Jesus?”. E ainda dizem que, não ganhar uma alminha, coitada, e acusaram-me de INFUTÍFERO segundo essa passagem: João 15:8: “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muitos frutos; e assim sereis meus discípulos.”

Esse versículo não diz nada a respeito da tarefa de ganhar almas. O tema deve ser incluído na produção de frutos, mas não está claro que é a evidência da produção de frutos nessa passagem ou em qualquer outra parte da Bíblia. Existem muitos dons na Igreja, que é o corpo de Cristo. O ministério de evangelismo é apenas um deles, e apenas algumas pessoas o possuem na qualidade de pregadores (Ef 4:11). Semelhantemente o termo “frutos” representa algo muito mais amplo do que apenas o evangelismo – cambada de ignorantes! – Conforme Gálatas 5:22,23: “Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”. Na verdade, o fruto espiritual é algo que traz a Deus glória (confira I Co 10:31).

O que tem de pessoas dizendo que a unção de Deus está em determinada Igreja porque ela está cheia de membros. Se isso for verdade, a unção estaria não nessas igrejas mais em Meca na Arábia Saudita, pois a maior religião agora é a Islâmica, significando dizer que, por multidão por multidão o Espírito Santo que convence as pessoas do pecado da justiça e juízo, virou agora Islâmico. 

Com Jesus não era assim, ele não estava interessado em quantidade, embora mandou-nos pregar a todas as criaturas, mas quantidade e metas nunca fizeram cocegas nEle. 

Acho que esse negócio de ficar contando as supostas "almas ganhas" é negócio... metas... Igrejas querem porque querem membros, porque, quanto mais membros, mais dinheiro entra (culpado na maioria das vezes são os pastores) – não que a mensagem de Jesus não deva ser levada adiante – mas NÃO podemos fazê-la de empresa que visa meta e projetos anuais. Isso é maluquice diabólica. 

Nunca vi Jesus mandar contar, projetar e estipular metas de alcance de almas. Ele mandou apenas pregar O Evangelho e ponto(.) Agora, pregar o Evangelho equivale-se dizer 'trocentas' coisas que não nos convém no momento; pelo menos agora.

Certa vez em (Jo 6), Jesus pregando e pregando a Palavra; e não era brinquedo o que ele pregava não, Ele dizia coisas duríssimas de ouvir na mente daquelas pessoas (como: "sou o pão vivo que caiu do céu, quem não comer de minha carne nem beber do meu sangue...), muitos disseram: “Duro é este discurso...”; com isso, muito saíram de perto dEle e foram embora, e nessa debandada uns de seus discípulos, mas outros ficaram, e Jesus lhes disse: “E vocês, não irão embora também?” – Ora, Ele queria a qualidade da consciência e não nas metas e quantidade. Ele disse que, quem não estivesse satisfeito - se Jesus fosse carioca, ele diria: “Então vasa” - Jesus chamava todos para perto dEle, mas nem todos aguentaram andar com ele, por isso, sua Igreja era pequena, começou com 12 pessoas e depois 70.

Sou como o da Parábola do Bom Semeador (Mt 13); que saiu a semear, e na medida das “jogadas” das sementes, unas caíram em luares ruins, outras em terra boa, nem mesmo assim, o semeador sabe onde é a terra boa, ele apenas joga a semente, se vingar amém, do contrário, ele fez o que caiba fazer sem saber onde se daria fruto. Eu nem sei quantas almas ganhei, nem quero contar e saber, até porque, Jesus disse que não tem como saber onde o Reino de Deus está instalado, ele "não é visto por visível aparência, não dirão, ei-lo aqui ou ei-lo ali...".

Que Deus possa NOS fazer através do EVANGELHO, somente Do EVANGELHO - sem misturas e sombras - esse ganhador de almas, mesmo sem saber quem ganhou, onde ganhou, e quantos ganhou, porque só Ele conhece os verdadeiramente os seus. Tudo o que está dentro do homem só Deus sabe, só Deus vê. Longe estou de adquirir o atributo da onisciência! Só Deus conhece os seus!

Essa pressão maluca que ao alcance de almas vem dos pastores gananciosos que sabem que, quanto mais pessoas mais dinheiro e quanto mais dinheiro mais ricos eles ficam.

“...O Senhor conhece os que são seus...” II Tm 2:19

Rubens Júnior,
Niterói,
03/07/12