domingo, 22 de outubro de 2017

Depressão não tem cara, nem sempre está involucrada de uma alma aborrecida, às vezes, esconde-se num rosto sorridente


A depressão nem sempre possui uma cara definida, um rosto, uma forma, um formato; não tem um aspecto; nem sempre parece com o que se diz sobre ela; pode muito bem esquivar-se e esconder-se por detrás de um sorriso bonito. É muito comum pessoas depressivas manifestarem um nível considerável de bipolaridade.

Li e sugiro a leitura da psiquiatra Ana Beatriz no seu livro “Mentes Depressivas” onde fala sobre a Depressão Bipolar, a pessoa que apresenta ciclos ou fases de depressão e euforia. Ora a alegria e esfuziamento tomam conta da pessoa de forma desmedida, a ponto de quem sabe do seu diagnóstico depressivo, chega até questionar se de fato há realmente alguma depressão. Noutros momentos a profunda tristeza surge com todos os sintomas fatídicos da depressão

É como se a depressão ficasse ali, escondida, e de repente, aparecesse!

Você pode sorrir em público. Mas, estar esgotado emocionalmente. A depressão vem como uma rajada e derruba qualquer pessoa. A depressão te faz chorar e ter medo. A depressão é escura, sombria e fira. Você pode ter uma vida 'normal', trabalhar e ser depressivo. 

Nas fotos abaixo retiradas na internet, podemos comprovar a veracidade da declaração acima. São adultos, crianças, jovens, que, antes de decidir tirar a própria vida, pareciam bem, com semblantes felizes, como se nenhum conflito interno estivesse acontecendo suas vidas. Fica claro que a depressão simplesmente não tem 'cara'. A depressão se esconde por detrás de um sorriso numa fotografia, na roda de amigos, em viagens, por exemplo, e ninguém imagina o que está a se passar com aquela pessoa, aparentemente alegre e sorridente.

I - “Isto foi alguns dias antes do meu marido se matar. Os pensamentos suicidas já estavam ali, mas não sabíamos.”


II - Esta foto foi tirada apenas 7 horas antes de tentar tirar minha vida pela terceira vez. Esta foto foi tirada pela manhã, fomos dar um passeio e almoçar com o Eli. Nós rimos e apreciamos o nosso tempo. Naquela noite eu tomei tantos remédios que tive uma overdose. Fiquei no hospital por uma semana. Eu não tinha ideia de que eu tentaria suicidar-me pela manhã, estava a sorrir e esta feliz até com o meu cabelo. Ter transtorno bipolar significa que meu humor pode mudar em segundos.


III - Minha filha também. Na noite antes dela ir parar no hospital ela dançou comigo e tivemos muitos momentos de diversão. Felizmente ela está viva e passa bem. Nesta altura ela tinha 8 anos.


IV - Este é meu filho, momentos antes de pesquisar como podia se matar. Dois dias depois, ele cometeu o suicídio

FONTE DAS IMAGENS: